Aluguel Social: governo divulga lista de convocados para Goiânia
Entrega da documentação para comprovar informações da inscrição deve ser feita pela internet até 22 de dezembro. Benefício é de R$ 350 por mês.
O Governo de Goiás divulgou a lista dos 3 mil convocados para o programa “Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social”, em Goiânia. O próximo passo é entregar a documentação que comprove os dados da inscrição até dia 22 de dezembro no site da Agehab. O projeto é destinado a pessoas e famílias em vulnerabilidade social e também para estudantes. Os contemplados recebem um cartão com o crédito de R$ 350 por mês.
Quem tiver dificuldade em anexar os documentos pela internet pode procurar as unidades do Vapt Vupt ou a sede da Agehab, no setor Aeroporto, em Goiânia. Segundo governo, as pessoas que tiverem o cadastro aprovado receberão o cartão com o benefício ainda neste ano.
Locais para entrega de documentos de forma presencial em Goiânia:
- Sede da Agehab – Rua 18-A, 541, Setor Aeroporto – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Vapt Vupt Araguaia Shopping – Rua 44, Setor Central – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Vapt Vupt Campinas – Avenida Anhanguera, 7.840, Setor dos Funcionários – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h
- Vapt Vupt Mangalô – Avenida Mangalô, Qd. 156 Lt.1-6, Setor Morada do Sol – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h
- Vapt Vupt Passeio das Águas – Avenida JK, Qd. 30, Lt. 26/01, Residencial Humaitá – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
- Vapt Vupt Portal Shopping – Avenida Anhanguera, 14.404, Bairro Capuava – segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábado das 8h às 13h
- Vapt Vupt Praça da Bíblia – Avenida Anhanguera, 2727, Setor Leste Universitário – segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h
As inscrições passaram a ser permanentes e podem ser feitas no site da Agehab inicialmente para moradores de Goiânia e Aparecida e em 2022 outros municípios também serão incluídos. A meta é beneficiar 30 mil famílias em todo estado.
A ajuda pode ser usada para o aluguel de imóveis e terá prazo de 18 meses, período que pode ser prorrogado.
Critérios
- Ser inscrito no CadÚnico no município de Goiânia ou Aparecida de Goiânia
- Ser maior de 18 anos ou emancipado
- Morar em Goiânia ou em Aparecida de Goiânia por no mínimo 3 anos
Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e participantes do Programa Universitário do Bem (ProBem) com frequência mínima de 75% nas aulas podem ser beneficiados.
Segundo o governo, haverá prioridade para pessoas em situação de moradia improvisada, quem perdeu o financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas, aluguel que comprometa 50% da renda ou comprometimento de 75% da renda em dívidas, ser portador ou que tenha no núcleo familiar pessoa com deficiência.
Também serão atendidos preferencialmente vítimas de violência doméstica, família monoparental, idosos, pessoas com renda familiar comprometida com dívidas formais comprovado por pesquisa no SPC/Serasa, que tenha pedido pendente de doação de imóvel de programa habitacional do governo estadual e estar cadastrado em programas sociais.
Conforme Governo, é necessário atender ao menos um dos requisitos específicos de prioridade, que devem ser comprovados com documento.
Pra Ter Onde Morar
O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei que cria o programa de aluguel social “Pra Ter Onde Morar” no dia 30 de novembro, que foi publicada no Diário Oficial. O programa é coordenado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab). A previsão é contemplar 30 mil famílias goianas.
De acordo com a Agehab, o cronograma com os próximos municípios contemplados ainda não está definido. Os recursos para garantir a ação são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
Fonte:G1