Comitê de Governança Pública aprimora serviços da Procuradoria-Geral de Goiânia
Instituído pela Portaria n. 37/2021, colegiado tem se reunido mensalmente desde o início de 2022, e durante o último encontro, no dia 18 de março, integrantes iniciaram a etapa de Planejamento Estratégico, deliberando a primeira temática: a definição de missão, visão e valores da instituição – aspectos considerados importantes para o início da consolidação de governança pública
Ao longo da atual administração, a Procuradoria-Geral do Município tem desenvolvido um trabalho balizado por seriedade e integridade, buscando, incessantemente, cumprir com o seu papel institucional e fortalecer o serviço público.
Nessa perspectiva, e atendendo ao disposto pelo Decreto Municipal n. 2.124/2021, foi implantado o Comitê de Governança Pública no âmbito da PGM que, desde janeiro do corrente ano, tem-se reunido mensalmente para a consolidação de práticas de gestão estruturadas nos princípios de liderança, estratégia e controle.
A partir dos encontros, cientes de que a gestão estratégica é premissa na implantação da Governança, a equipe deu início ao planejamento estratégico do órgão, que pressupõe a eficiente administração de tempo, recursos e energia, com vistas ao incremento do alcance de objetivos, desafios e metas previamente estabelecidos. O pontapé inicial foi dado com a definição da missão, visão e valores institucionais – que devem nortear o trabalho e informar a identidade da Procuradoria.
Assim, na última reunião realizada no dia 18 de março, integrantes da Procuradoria, em consenso com o Comitê, definiram como missão da PGM, representar o Município de Goiânia judicial e extrajudicialmente, visando à sua proteção jurídica e o atendimento do institucional e o reconhecimento como órgão estratégico, inovador e de excelência na representação jurídica. Por fim, a eficiência, a ética, a integridade, o interesse público e a juridicidade foram eleitos como valores que nortearão a atuação do órgão.
Importante salientar que a criação do trio é passo imprescindível no processo de formulação de estratégias, na identificação de riscos e oportunidades e no estabelecimento de metas e melhorias, para a construção de ambiente sustentável e adequado à tomada de decisões.
Especialista em Governança e Compliance, a titular da PGM e presidente do Comitê, Tatiana Accioly Fayad, indica que “de agora em diante, será possível trabalhar para implementar, de fato, a governança pública dentro da Procuradoria, projetando ações consistentes e direcionadas para os objetivos que serão estabelecidos na próxima reunião”.
Identidade organizacional
A identidade organizacional é o primeiro pilar do que chamamos de Planejamento Estratégico dentro da Governança. Ela deriva da resposta dos integrantes a uma questão autorreflexiva: “quem somos nós como organização?”
Baseado nisso, de forma clara e organizada, foram dispostas e fixadas as propostas de missão, visão e valores da Procuradoria-Geral do Município – introdução para um constante e gradual processo de melhoria institucional.
Fonte: Prefeitura de Goiânia