Profissional da saúde é a 1ª pessoa com dupla contaminação por gripe e Covid-19 em Goiânia, diz prefeitura
Paciente tem cerca de 60 anos, apresenta sintomas leves e está sendo monitorada. Apelidade de ‘flurona’, a constatação das duas doenças ocorre em várias partes do país e do mundo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (6), que foi confirmado primeiro caso de dupla contaminação de gripe e Covid-19 na capital. De acordo com a pasta, a paciente é uma profissional de saúde, de cerca de 60 anos de idade, que apresenta sintomas leves e está sendo monitorada.
Ainda de acordo com a SMS, a confirmação do caso foi feita por exame em laboratório particular e uma amostra da paciente está passanto por testes que devem identificar qual variante do coronavírus a infectou.
Os casos de pessoas com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo estão sendo chamados de “flurona” – uma junção de “flu” (gripe, em inglês) e “rona”, por causa do coronavírus. Outros estados brasileiros e outros países já detectaram pacientes que lutam contra as duas doenças ao mesmo tempo.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) havia divulgado que havia um caso suspeito da dupla contaminação sendo investigado.
Flurona
Especialistas informaram que ainda não é possível saber se quem é duplamente contaminado terá um quadro pior de saúde.
Os mesmos profissionais lembraram que os dois vírus que transmitem as doenças são respiratórios, por isso as medidas de prevenção continuam as mesmas: usar máscara, vacinação, distanciamento social, higiene das mãos.
Ainda de acordo com os especialistas, por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar é fazendo os testes para Covid-19 e influenza.
Fonte: G1